Outsourcing ou consultoria? Qual é a melhor solução para a minha empresa?

Conheça as diferenças entre outsourcing e consultoria em TI e saiba qual é a mais indicada para as suas necessidades.

O mercado tem sido cada vez mais dinâmico e competitivo e em razão disso, a busca por adequação a essa situação aumenta. Mas e quando a empresa não se sobressai em algumas áreas, o que fazer? Outsourcing e a consultoria são algumas das ferramentas indicadas para isso. Mas qual usar? Você vai conferir as diferenças de cada uma, saber suas vantagens para decidir qual se adequa à realidade do seu negócio.

O QUE É OUTSOURCING?

A partir de uma análise da empresa sobre uma área em desfalque é feita a contratação de um serviço específico. Costuma ser um setor cujo produto final não é vendido. Para quem busca um serviço em TI por exemplo, o outsourcing é uma ótima solução lhe auxiliar no banco de dados. Serve como uma estratégia no aumento da produtividade porque o serviço é executado com menor tempo e maior qualidade haja vista que é realizado por um especialista. É importante salientar ainda que Outsourcing não é sinônimo de terceirização mas sim um tipo de terceirização.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE CONTRATAR UM SERVIÇO OUTSOURCING EM TI?

Ocorre um aumento na produtividade porque é desempenhado por um profissional capacitado no assunto. Desse modo, seu negócio tem foco nos setores que já costuma trabalhar e os processos são melhor otimizados, gerando qualidade na entrega dos serviços.

A redução de custos é perceptível nas finanças. Mesmo contratando uma empresa de tecnologia em informação, não haverá acréscimos em custos fixos porque é um serviço momentâneo. 

A diminuição de riscos também é uma vantagem, porque ao contratar uma empresa referência no assunto as falhas se tornam melhores na área. É positivo para a contratante porque sua imagem é bem vista perante ao público e a contratada executa um trabalho altamente eficaz. 

O QUE É CONSULTORIA?

A consultoria é um serviço que visa impulsionar resultados. É um apoio externo para diagnosticar problemas, averiguar soluções e informar quais melhorias precisam ser feitas. Ele busca diminuir falhas e tornar o cliente mais competitivo no mercado onde atua. Uma consultoria em tecnologia da informação por exemplo, auxilia em como integrar sistemas do melhor modo para o crescimento da sua empresa tornando-a competitiva no mercado.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE CONTRATAR UM SERVIÇO DE CONSULTORIA EM TI?

O consultor elabora um diagnóstico do problema. São realizados estudos com o intuito de entender as falhas a fim de obter a solução. 

O consultor em TI propõe uma solução a partir de uma análise detalhada sobre a adversidade encontrada, tornando capaz o desenvolvimento de uma solução adequada a realidade do cliente. 

E por fim é executada a implementação do projeto. O próprio nome explica o seu significado. Nela, a solução é estabelecida e concretizada na empresa.

Agora que você está apto a escolher a melhor solução para a sua empresa basta procurar um serviço de qualidade e a Lobotech pode lhe ajudar. Seja em outsourcing ou consultoria na área de TI, nós temos os melhores profissionais no ramo. Entre em contato conosco para maiores informações.