Boas práticas de Home Office para você e sua empresa

Dicas de home office para quem é trabalhador e quem é empresário, sobre como manter um time de alta performance mesmo em quarentena.

Durante o período de quarentena ocasionado pela Covid-19, o número de trabalhadores em home office aumentou rapidamente estimulando uma nova rotina de trabalho. Esse modelo já era exercido por freelancers há muito tempo e agora quem costumava se deslocar para uma empresa, por exemplo, se vê também atuando no contexto de teletrabalho. Buscar mudanças no ambiente para auxiliar nessa jornada tem sido fundamental para estimular a produtividade sem afetar a saúde física e mental ao longo do isolamento social. Mas o que de fato é o home office? Como tornar o espaço mais propício nesse momento sem perder o rendimento? Vamos apresentar tudo isso durante esse artigo.

O QUE EXATAMENTE É O HOME OFFICE?

Home office ou em tradução literal escritório em casa, surgiu nos Estados Unidos quando a internet, os aparelhos celulares e o desenvolvimento de softwares criaram novos modos de integrar a equipe mesmo trabalhando remotamente, seja em casa ou em cafés por exemplo. Esse novo modelo se expandiu pelo mundo e trouxe mudanças nas relações de emprego.

COMO SE ADEQUAR AO TRABALHO REMOTO?

1. Tenha um local para trabalhar

É importante criar um espaço para o trabalho, a fim de evitar o cansaço e estimular a criatividade durante esse momento. Não utilizar a cama é um bom começo no aumento do rendimento. Tenha uma luz adequada, uma mesa e cadeira ergonômica na altura do computador para simular ambiente de trabalho e oferecer maior bem estar e qualidade durante esse momento.

2. Horários são importantes

Mesmo com empresas flexibilizando os horários é importante estabelecer o turno de teletrabalho. Uma ferramenta recomendada são as tabelas visuais, pois facilitam a organização e com elas você sabe o que fazer durante o dia e semana, além de poder criar pausas entre uma atividade e outra. 

3. Crie técnicas para manter o foco

Durante o trabalho em casa as distrações tendem a aparecer, diminuindo a qualidade do serviço por não estarmos acostumados com isso. Para se manter atento, existem dicas. São elas: avise as pessoas que moram com você sobre estar ocupado por um determinado período. Caso seja possível, tranque o ambiente, entretanto se não for viável, coloque alguma placa na porta para evitar incômodos. Monte também um horário para se dedicar às tarefas domésticas e os momentos de lazer para não conflitarem com o trabalho remoto. Dessa forma, se tornará mais empenhado a esse processo.

4. Mantenha o contato com a equipe

Não é porque está distante que precisa evitar qualquer contato. Criar salas virtuais é um ótimo modo para conversar durante o trabalho, a fim de assemelhar esse ambiente com a rotina presencial. Além da comunicação, é um bom meio de engajar os membros mesmo a distância e entender como o time está lidando com o afastamento.

5. Forneça infraestrutura para trabalhar em casa

Para que os funcionários trabalhem da melhor forma, é importante que a empresa forneça mecanismos para que isso aconteça. Uma boa estratégia é migrar os processos para a nuvem. Isso garante que mesmo remotamente, todo o acesso é feito de maneira segura e eficiente.

Sabemos que não podemos parar, contudo a importância de um ambiente aconchegante durante esse momento ajuda no rendimento e estimula a criatividade.

Para que a transição para o home office corra o mais suavemente possível, conte com a Lobotech. Entre em contato com um de nossos consultores e conheça mais sobre as nossas soluções em serviços cloud.