A importância de uma boa solução em PABX

Um sistema de telefonia bem organizado dentro de uma empresa facilita na maior rapidez no direcionamento das ligações para um setor e consequentemente, melhora a comunicação interna e externa. Quando isso ainda é de baixo custo a vantagem se torna melhor, e é nesse momento que o aparelho conhecido como PABX aparece. Essa estrutura auxilia diariamente a rotina de diversos negócios e o seu pode ser o próximo. Nesse artigo você vai conhecer um pouco dessa tecnologia, os diferentes modelos e qual é o mais indicado para a sua empresa.

O QUE É PABX?

PABX é um termo abreviado em inglês e significa Private Automatic Branch Exchange. Em uma tradução literal seria troca automática entre ramais privados. Sendo assim, o PABX é uma central telefônica dentro de uma empresa. Desse modo, as trocas das linhas são feitas internamente. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PBX E PABX?

PBX é a troca de ramais privados. Sua diferença com o PABX é que ele precisa se alguém, um telefonista por exemplo, para fazer a troca entre os ramais. O IP PBX foi muito utilizado durante no início, no entanto eles acabaram se tornando obsoletos por conta das demandas tecnológicas, teve de ser melhorado e ser melhor desenvolvido. Por isso, automatizar se tornou um modo de melhorar esses processos e assim surgiu o PABX.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PABX E SUAS VANTAGENS

Entenda quais são os tipos de PABXs para saber qual se adequa mais à sua estrutura, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

1. PABX Analógico

Esse é o mais comum existente no mercado. A sua central é feita por componentes analógicos, trabalha com ramais telefônicos simples e suas ligações são recebidas por meio de uma central telefônica. É importante ressaltar que esse modelo demanda mais manutenções do que os outros. Nele é usado um aparelho conhecido como FX onde é conectado em algum lugar para ser transmitido a central de PABX e o FXO é quem faz a linha de transmissão da linha. Esses aparelhos são os principais para se fazer a instalação desse modelo. 

2. PABX Digital

Esse tipo faz as discagens diretas nos ramais além de dispor de uma qualidade de áudio melhor do que o primeiro que listamos. Vale ressaltar que para ter um bom desempenho é necessário o uso da fibra óptica ou voz sobre IP por conta da sua demanda.

3. PABX Híbrido

É a utilização simultânea dos modelos analógico e digital. Serve para se adequar a cada situação dentro da empresa.

4. PABX IP

Ele funciona por meio de instalação de um software nos computadores da empresa chamado de protocolo de IP e seu principal componente é o servidor SIP, esse serve para interligar todas as ligações dentro da rede. É necessário se juntar com uma operadora de VoIP, também conhecida como voz de IP, para que ele funcione porque ele converte o áudio analógico em dados digitais, o que torna mais barato e podem ser feitas chamadas de longa distância. Possui maior capacidade de personalização visto que existe o recurso de gravações de  vozes para cada cliente, além de possuir maior número de ramais.

5. PABX Cloud, Nuvem ou Virtual

Funciona muito parecido com o que falamos acima porém sua maior diferença é que ele funciona por meio de um software em nuvem, ou seja, ele trabalha por meio da computação em nuvem ou cloud computing. Sua maior vantagem é não utilizar a internet dedicada além de poder fazer as implementações mais barata.

 

Conhecer todos esses tipos de PABX torna você mais qualificado a entender qual o melhor para a sua empresa. É importante falar que não são todas os negócios que se adequam a esse modelo, e acaba que a melhor solução é adotar uma linha telefônica. Conhecer a sua estrutura facilita na melhor adequação. 

 

Além disso, a importância de contratar uma empresa que faça esse serviço de maneira qualificada é fundamental para a boa implementação. A Lobotech conta com um time de especialistas prontos para te ajudar com serviço de qualidade, além de parceria com os melhores fornecedores do ramo. Entre em contato e conheça mais sobre nossas soluções em PABX.